22 de fevereiro - Uma experiência do passado à modernidade

No passado dia 22 de fevereiro, os alunos das turmas PIEF do Agrupamento de Escolas de Mourão deslocaram-se a Évora para visitar a Capela dos Ossos e o seu centro histórico, passando por locais icónicos como a Praça do Geraldo e o Templo Romano. 

Fizemos uma pesquisa em www.visitevora.pt e registámos que:

"A Capela dos Ossos foi construída no século XVII por iniciativa de três frades franciscanos cujo objetivo era transmitir a mensagem da transitoriedade e fragilidade da vida humana. Esta mensagem é claramente passada aos visitantes logo à entrada, através do aviso: “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”."

"No século XVI existiam perto de quarenta e dois cemitérios monásticos na cidade, os quais ocupavam demasiado espaço. Em jeito de solução, aqueles monges extraíram os ossos do chão e utilizaram-nos para construir e “decorar” esta capela."

"A Praça do Giraldo é a principal da cidade de Évora. Este lugar tem sido testemunha de importantes momentos da história de Portugal, como: a execução de Fernando, Duque de Bragança, em 1483; a queima pública das vítimas da Inquisição no século XVI; ou os intensos debates sobre a reforma agrária durante a década de 1970.

Hoje em dia, a praça ainda é o coração da cidade e alberga várias lojas, cafetarias e restaurantes e, muitas vezes é o local de diferentes atividades. Além disso, possui uma fonte de mármore do século XVIII, obra de Afonso Álvares."

"O Templo Romano de Évora é um dos mais grandiosos e mais bem preservados templos romanos de toda a Península Ibérica, tendo sido considerado Património Mundial pela UNESCO em 1986. A História viria a revelar que, na verdade, o Templo Romano de Évora foi erigido para prestar homenagem ao Imperador Augusto, venerado como um deus, fazendo parte daquilo que seria o fórum romano. Foi modificado nos dois séculos que se seguiram (II e III d.C.) e destruído em parte no século V, aquando da invasão dos povos bárbaros. Com o passar dos séculos, foi sendo destruído e sofrendo várias alterações na sua utilização prática. No século XIV, por exemplo, servia de casa-forte ao castelo da cidade de Évora. Mais tarde, foi modificado para servir de matadouro." 

No período da tarde, os alunos deslocaram-se ao cinema onde assistiram ao filme de animação "Inseparáveis". As desventuras de Don, um fantoche fugitivo com uma imaginação sem limites, e DJ Doggy Dog, um peluche abandonado à procura de um amigo, que se cruzam em Central Park e se juntam contra todas as probabilidades para uma aventura em Nova Iorque. 

Os alunos tiveram um comportamento exemplar e aproveitaram cada minuto deste dia. 









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não importa a origem... importa onde queres chegar!

De regresso à cozinha!

Dia Europeu das Línguas